quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CAFÉ, CIGARRO E LEI ANTIFUMO

A lei antifumo foi aprovada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e proibirá o fumo em locais fechados de uso coletivo. Só será permitido fumar em espaços abertos com arejamento suficiente ou em fumódromos equipados com aparelhos que garantam a exaustão do ar para o ambiente externo.

Café, cigarro e papo: combinação que agrada grande parte dos freqüentadores de cafeterias. Será que esse público será prejudicado pela implantação da lei antifumo?

A maioria das cafeterias belo-horizontinas está situada na Savassi, local conhecido por suas diversas opções de lazer e cultura. Situados no coração da região, o Café da Travessa Livraria e o Três Corações Café são pontos de encontro de pessoas que gostam de apreciar um bom café acompanhado de um cigarro.

Vizinhos do Café da Travessa Livraria, o casal Julimar e Giovane Nadu vão o local praticamente todos os dias e afirmam: “Um café acompanhado de um cigarro é muito gostoso!”. Quando questionada em relação aos impactos da lei antifumo em sua rotina, Julimar disse que ela não será afetada: “Vou continuar vindo aqui desde que eu possa fumar do lado de fora!”.
Assim como prevê a lei, tanto o Café da Travessa Livraria quanto o Três Corações Café, já proíbem o ato de fumar em suas dependências fechadas. Sebastião Polinário e Tereza Lúcia Miranda, respectivos gerentes das cafeterias acreditam que suas clientelas não vão diminuir, pois já é permitido fumar no local, mas somente na área aberta.

Muito se questionou a respeito das liberdades concedidas aos fumantes em Minas Gerais. O deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT), um dos responsáveis pela proposta, defende :”Em Minas a lei não é mais light, mas sim mais aplicável, afinal não se deve retirar a liberdade das pessoas”. Giovane Nadu aprovou as modificações da lei em Minas: “Claro que deve haver liberdade para os fumantes em alguns espaços porque fumar comedidamente e com a finalidade de se ter prazer é muito agradável!”.
Em relação aos fumódromos, os gerentes das cafeterias acreditam ser uma alternativa cara: “Já é permitido fumar lá fora, nós não vamos fazer reformas,fica caro. Sou um ex-fumante e tenho consciência que é prejudicial fumar em locais fechados, as pessoas também devem se conscientizar”, declarou Polinário. O deputado Alencar concorda que a construção de fumódromos é uma alternativa inviável economicamente “O fumódromo é inviável financeiramente, só que ele existe na Lei Federal, e a Lei Estadual não pode sobrepor a Lei Federal”.




Nas fotos podemos ver a família Nadu fumando cigarros no Café da Travessa e o movimento das cafeterias no coração da Savassi.

ADEPTOS DE CAFEÍNA E NICOTINA

Comunidades do maior site de relacionamentos do Brasil, o Orkut, agrupam centenas de pessoas que apreciam a bebida acompanhada do fumo. Algumas delas são: “Café e Cigarro” e “Café, cigarro e reflexões”.

Além de comunidades, existem blogs que tem seus títulos relacionados a esta combinação e até mesmo um filme lançado em 2003 chamado Sobre Café e Cigarros. Na produção, diversos personagens discutem variados temas que vão desde a ressurreição do Elvis Presley até como se preparar um chá inglês. Para conhecer mais sobre o filme assista este vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=g5d6pjlu1yQ .



Postado por Raphaela Canabrava e Camila Bessa




Um comentário:

  1. Olá, meninas,

    muito boa a matéria de vocês. senti falta de alguns links ao longo do texto, mas vocês resolveram bem com os vídeos e com as fotos.
    Parabéns.
    Daniela

    ResponderExcluir