Bárbara Martins
Renata Brandão
♦ Um terço da população mundial adulta, cerca de um bilhão e 200 milhões de pessoas, têm o hábito de fumar
♦Noventa por cento dos casos de câncer de pulmão ocorrem em tabagistas. E doenças como infarto do miocárdio e AVC (derrame), principais causas de morte no mundo ocidental, podem ser causadas pelo tabaco.
♦Segundo o Ministério da Saúde, o poder público gasta com o tratamento de fumantes duas vezes mais do que arrecada com os impostos do cigarro. Em outras palavras, o cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de, pelo menos, R$338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no Brasil.
♦ A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas.
♦ O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.
♦ Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças.
♦ São Paulo é a capital que ocupa a primeira posição, com 21% de fumantes, seguida por Porto Alegre (19,5%); Belo Horizonte (19,3%) e Campo Grande (19%).
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário