quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SOU FUMANTE, E AGORA?

Lei Antifumo gera preocupação e reflexão entre os fumantes


Fernanda Buére

Guilherme Rocha

Matheus Lemes


As a implementação em vários estados brasileiros, Minas Gerais também adere à Lei Antifumo e gera preocupação entre os fumantes. A proposta dos deputados Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Gilberto Abramo (PMDB) estabelece que “nos recintos coletivos fechados, públicos e privados, somente poderão ser destinados à prática de tabagismo caso houver áreas isoladas por barreira física, comarejamento suficiente ou equipadas com aparelhos que garantam a exaustão do ar para o ambiente externo”.

De acordo com Patrícia Alves, 32 anos,a nova lei poderá estimular pessoas a parar com o vício, mas prejudicará outras que não pensam em parar de fumar: “O projeto é viável, mas não apresenta alternativas para os que fumam”. Segundo o autor do projeto, é preciso sim respeitar os 30% da população que fuma. Ele lembrou ainda que, em Belo Horizonte, conhecida como capital nacional dos botecos, é preciso permitir a existência de fumódromos nos bares.

Dono de um restaurante em Belo Horizonte, na região Nordeste, Francisco Cunha ainda não sabe o que irá fazer para agradar todos os clientes, inclusive os fumantes: “Todos têm o direito de fazer suas próprias escolhas, quem quer fumar, que fume, mas com a nova lei será difícil arranjar um espaço no restaurante que agregue esses clientes. Não tenho condições de reformá-lo por agora”.

O custo para a construção de um fumódromo é alto, em Vitória (ES), os bares que decidiram pela instalação de um fumódromo vão contar com uma ajuda de custo do Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindibares) do Estado, em Belo Horizonte ainda não se fala em subsidio do Sindicato, nem do próprio Estado.

Fernanda Buére

Segundo o deputado Alencar da Silveira, o projeto tem o objetivo de estabelecer normas que proíbam o consumo de cigarros, e que campanhas educativas contra o tabagismo irão alertar a população que poderá refletir sobre o tema: “A população irá se educar, os próprios cidadãos serão os fiscalizadores, nós temos que começar a mudar os nossos costumes, nós não podemos só contar com o órgão público”.

Gustavo Rodrigues, 47, fuma há 20 anos e segundo ele sua saúde não anda bem: “Estou pensando em parar de fumar, mas ainda não tomei a iniciativa. Acho que essa lei vai me dar o impulso que eu precisava. Dentro de casa não fumo por proibição da minha mulher (risos), e agora, ficarei com vergonha de fumar em locais públicos. Já passou da hora de parar”, exclamou.

Ao contrário do advogado, a editora e apresentadora de TV, Ana Xavier, de 21 anos, não tem a pretensão de parar de fumar, mas reflete que “com esta lei, acho que vou me controlar mais durante as idas à bares, quando acendo um cigarro atrás do outro”, espera ela.

Fumante há quatro anos, por influência dos amigos, o produtor de TV, José Massoni, 21 anos, conta que chegou a parar com o vício por três meses este ano, “parei porque sei que faz mal, tenho consciência disso, de todos os riscos e doenças que a nicotina podem causar. Mas apesar de todos esses malefícios, não agüentei e, por conta do estresse do dia a dia, acabei me reentregando ao cigarro”, explicou o produtor, que chega a tragar de três a quatro cigarros por dia.

Bruna Bastos, 22 anos, assistente de fotografia, que também é fumante, revela apoiar a lei antifumo, porém acha que a mesma precisa ser revista em alguns aspectos. “Em São Paulo, por exemplo, você não pode fumar debaixo de um toldo. Então se eu quiser fumar e estiver chovendo, tenho que fumar na chuva”, reclamou ela.

A assessora do Sindicato dos Servidores de Justiça da 2ª instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG), Rayssa Marques, 22 anos, que não é fumante e diz odiar o cigarro, comemorou bastante ao saber da nova lei. “Nossa, achei ótimo! É horrível você estar em lugar e ter uma pessoa fumando ao seu lado. Ela está fazendo mal a ela própria e acaba fazendo mal para a saúde da gente, que não fuma, também”.

Pare aqueles que, mesmo com a lei antifumo, não pretendem largar o vício, a reportagem listou alguns bares de Belo Horizonte que contam com área ao ar livre, exclusiva para fumantes de cigarros e charutos.

P

Bares que possuem área ao ar livre,

exclusiva para fumantes de

cigarros e charutos:

· Bar 222, Rua Francisco Deslandes, 222 – b.Anchieta

· Chopperia Krug Bier, R.Major Lopes,172 - b. São Pedro

· Dona Derna, Tomé de Souza, 1380 – b.Funcionários

· Vecchio Sogno, R.Martin Carvalho, 75 – b. Sto Agostinho


QUERO PARAR DE FUMAR!!!

Os 10 mandamentos dos fumantes que querem ficar livres do tabagismo

  1. Reflita sobre os fatores que o motivam a parar de fumar e os escreva em um papel. Está com saudade do cigarro? Pegue o papel e lembre-se dos fatores que o motivaram a deixá-lo.
  1. Marque o dia para deixar definitivamente de fumar. Até lá diminua o numero de cigarros e se prepare para a partir do dia marcado não fu mar mais nenhum cigarro.
  1. Beba muita água. A água ajuda a hidratar o organismo e beber um copo grande de água no momento da “vontade” de fumar ajuda a al iviar o momento.
  1. Faça a despedida do cigarro. Isso mesmo, se despeça do seu companheiro cigarro, este ritual é importante para marcar o seu novo mo mento de vida.
  1. Gaste energia. Faça caminhadas ou outras atividades físicas que o ajudem a aliviar o stress e sentir-se bem consigo mesmo.
  1. Mude sua rotina. A rotina antiga está muito associada ao cigarro e deixar de fumar envolve mudança de hábitos.
  1. Conte para os familiares e amigos mais próximos que você está parando de fumar. Assim eles podem ajudá-lo e não irão oferecer cigarros a você.
  1. Evite situações de risco nas primeiras 2 a 3 semanas. Evite consumir álcool ou situações que estão muito associadas ao cigarro, após este período inicial você estará mais tranqüilo para enfrentá-las.
  1. Cuidado com a fome exagerada. Ao parar de fumar os alimentos ficam saborosos e as pessoas tendem a comer mais. Não seja exige nte, não dá para fazer regime e parar de fumar ao mesmo tempo, mas controle sua alimentação.
  1. Pense nos benefícios que você irá adquirir ao parar de fumar e parabenize a si mes mo a cada dia sem fumar, pois ele já faz diferença para a sua saúde!

Benefícios para a saúde:


-Melhora da auto-estima;

-Melhora do hálito e docheiro;
-Melhora da coloração dos dente
s e a vitalidade de pele;
-Dar um bom exemplo para as crianças;

-Não ter que se preocupar se estará incomodando outras pessoas ao fumar;
-Ter uma melhora no desempenho de
atividades

físicas;
-Contribuir para
redução dos danos ao meio ambiente



(clique)


ESTATÍSTICAS:


  • Nos últimos 30 anos, o fumo provocou um milhão de óbitos no Brasil e o prognóstico para os próximos quinze anos é de mais sete milhões de mortes;
  • A fumaça lateral do cigarro, assimilada pelo fumante passivo, tem três vezes mais nicotina e cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a expirada pelos tabagistas;
  • Num recinto onde o fumo é permitido, ao final de oito horas o não fumante terá consumido quatro cigarros, aumentando em até duas vezes sua chance de ter câncer de pulmão;
  • O dinheiro gasto anualmente com exames, internações e medicamentos decorrentes de doenças do fumo é suficiente para construir quinze hospitais.



FONTES:
  • www.consciencia.net/2004/mes/.../sobreofumo.html
  • www.apagueocigarro.com.br
  • As imagens contidas nesta reportagem foram retiradas do site de pesquisa www.google.com.br (imagens) e possuem todos os seus direitos reservados

2 comentários:

  1. Olá, meninos e meninas,
    a matéria de vocês está muito rica, bem apurada e com muitos recursos. Peço que dêem atenção à diagramação. há vários erros de edição em html que podem ser corrigidos manualmente ou, se não der certo, vocês podem postar de novo. eu tentei arrumar alguns, mas estava dando muito trabalho e eu tinha que seguir.
    de qualquer maneira, parabéns pelo nível da matéria.
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Prezada professora,
    nós notamos que tais erros aparecem para quem utiliza o Internet Explorer. Quem navega pelo Firefox não vê esses erros. Ou seja, é a configuração do navegador.
    Paquis

    ResponderExcluir