sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LEI ANTIFUMO NOS DAs DA PUC MINAS


DAs
da PUC Minas divergem quanto à adoção da Lei Antifumo, que prevê a proibição do tabagismo em locais públicos e fechados.

Os diretórios acadêmicos são espaços reservados para os estudantes universitários e, apesar de se localizarem normalmente dentro dos campi, têm certa autonomia em relação à Universidade. Cada curso ou faculdade tem o seu próprio DA e este reflete a imagem que o futuro profissionaltem no mercado de trabalho, mas antes de tudo, entre os próprios colegas de universidade. NaPUC Minas, a liberação do fumo dentro dos DAs explica melhor isso.

Não é preciso percorrer a extensa área do campus Coração Eucarístico para perceber as diferentes posturas de cada diretório. Localizados um quase ao lado do outro, o DA de Direito tem paredes brancas, um sofá e uma TV que passa despercebida, um espaço reservado para quem quer usar a computador e um balcão onde uma funcionária imprime os textos dos alunos; nem sinal de cigarro. Já o DA de Comunicação, cheio de artes visuais coladas nas paredes e com uma disputada mesa de sinuca, divide o espaço entre aqueles que querem ver TV e ouvir um som e outros que desejam apenas usar os computadores para imprimirem trabalhos. A desordem que se passa em alguns momentos é ainda agravada com a fumaça exalada pelos alunos fumantes. A funcionária do DA de Direito, Eliene Paulista, 26, diz que a pequena placa de “Proibido Fumar” é suficiente para que os alunos respeitem as regras e completa que nunca teve problemas com algum aluno desobediente.

Quadro no DA de Comunicação com várias caricaturas fumando

Enquanto isso, no DA de Comunicação, André Gravito, 23, estudante de Publicidade e Propaganda e um dos representantes do diretório, explica que “muitos alunos da Faculdade de Comunicação são simpáticos aos militantes do período do Regime Militar, quando fumar era bonito” e que apesar de saber que a fumaça incomoda aos alunos que não fumam, ele não vê nenhum problema em pitar no local. Bárbara Magri, 19, estudante de jornalismo, não fuma, mas diz ter se acostumado com a fumaça no local. Ela nunca reclamou porque “sabe que o DA é de todos, e muita gente lá fuma” e acredita que irá contra a maioria se questionar algo. Tanto ela quanto sua amiga Iza Campos, 20, fumante, acreditam que se a Lei Antifumo for sancionada pelo governador, poderá haver uma conscientização do problema entre os alunos, mas a proibição total não vai ocorrer.

Outro DA polêmico é o de História, cujo o uso de cigarros lícitos ou ilícitos, não só é permitido como intimida a entrada de alunos que não queiram inalar a fumaça. Um dos freqüentadoresfumantes, João Paulo Martins, 26, diz que respeita a proibição em ambientes fechados, mas fuma dentro do DA por acreditar que aquele é um lugar de interação entre as pessoas, onde eles conversam, tomam café, jogam baralho e também fumam. Aos alunos que queiram estudar lá dentro, ele lembra que há lugares próprios para isso como a biblioteca e a sala de informática. Quando perguntado se ele sabe sobre a Lei do Antifumo que pode abranger os diretóriosacadêmicos, ele polemiza: “E quem vai fiscalizar isso? A polícia? Ela não entra aqui nem por conta do uso de maconha”. Já no DA de Comunicação a posição é outra: segundo seu presidente FelipeCanêdo, 21, “é uma hipocrisia essa caça aos fumantes”, mas não quer contrariar a Lei, que se for aprovada, será respeitada lá dentro.

Café, cigarro e computadores dividem espaço entre frequentadores de DAs onde o fumo é permitido

Assim como João Paulo, outros alunos que crêem que a Lei não atingirá aos DAs têm razão. O deputado Alencar da Silveira Jr. que a criou, ainda não sabe como será feita a fiscalização em ambientes públicos e fechados, que segundo ele, cabe ao poder Executivo, que irá regulamentarisso. E aos alunos que se incomodam com a fumaça ou os que acham legítimo poder fumar dentro dos DAs, cabe esperar para ver o resultado efetivo da Lei Antifumo nestes ambientes.

Reportagem e fotos produzidas por Diêgo William, Marcela Viana e Rebeca Lara

Um comentário:

  1. Olá,
    muito boa a matéria de vocês. Bom texto, boa abordagem. Sugiro aumentarem um pouquinho o tamanho da fonte. Está microscópica, pelo menos para mim ;)
    outra coisa: uma foto com gente não seria nada mal.
    abs,
    Daniela

    ResponderExcluir