sexta-feira, 20 de novembro de 2009

De cima do palco


Pose de rockstar, vida noturna intensa e cigarro na boca.


Em 2009, o jargão sexo, drogas e rock n`roll, já um pouco fora da lei, agora ficou ainda mais. Com a lei anti-fumo, até os astros, ou quase astros, da música vão ter que guardar o maço pra depois do show. Daqui pra frente, artistas e fãs serão obrigados a parar de jogar a fumaça pro alto quando os shows forem realizados em ambientes fechados. E quem assistirá à essa mudança será uma platéia um pouco mais séria: o governo.


Se há 30 anos atrás, Cazuza e Frejat fumavam seu cigarro em meio à performances aplaudidíssimas, Gleyson Fonseca (41), vocalista da banda Carne Nua - cover do Barão Vermelho - já não poderá fazer o mesmo. Fumante há 15 anos, o dono do microfone do grupo belo-horizontino acredita que a iniciativa do governo é arbitrária. “Não acho certo o governo criar um lei contra uma doença. O vicio é uma droga, o cigarro é uma droga. O governo deveria tratar aqueles que fumam, já que os remédios disponíveis são todos caros”, afirma.

A banda, formada em 2003, lança, esse ano, seu segundo trabalho, intitulado Anamese. Mesmo fazendo parte do grupo dos fumantes, Gleyson é a favor de tudo aquilo que é em prol da saúde e isso não deixa de incluir o cigarro, seu companheiro de longas datas. “Sou a favor da Lei sim. Sei como é ruim estar num ambiente com cheiro de cigarro. Sou a favor da saúde. Além disso, tem o lado positivo também, pois isso pode ser um estímulo para a pessoa parar de fumar’’, ressaltou o dono das cordas vocais mais parecidas com as de Frejat.

A lei no estado de Minas Gerais tem como objetivo educar e fiscalizar os próprios usuários do tabaco. A proposta permite aos fumantes que façam uso de seu vicío, desde que respeitem o espaço de quem não fuma. Para os que desrespeitarem a lei, a multa pode ir de 2 a 6 mil reais, até o fechamento do local.


Confira, aqui, o som da banda Carne Nua. Vale a pena conferir!

Postado por Isabela Martins e Nathiele Lobato

2 comentários:

  1. Olá, meninas!
    gostei muito do enfoque da matéria de vocês. curtinha como alguns dizem que deve ser para um blog. Senti falta, no entanto, de alguns recursos multimídia, embora vocês tenham colocado links para a banda.
    Gostei mesmo.
    abs,
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela e Nathiele. Tudo bem com vocês? Quem vos escreve é Gleyson Fonseca, vocalista da banda CARNE NUA. Gostaria de agracê-las pela matéria. Porém, queria ressaltar que vocês erraram. A CARNE NUA não é, e nem nunca foi, cover do BARÃO. Essa história ficou lá nos idos dos anos 90 com uma outra banda, outros parceiros, que se chamava CARNE CRUA. Quando fizerem alguma reportagem que a CARNE NUA for citadda, por favor não nos relacione a nenhum tipo de cover. Somos uma banda de trablaho autoral. NEM TOCAMOS BARÃO EM NOSSOS SHOWS. Estamos na estrada a 7 anos com dois cds e um dvd documentário com clipes de nossas músicas na bagagem. Não vendo mais a arte alheia. Há tempos vendo a minha arte. Obrigado mais uma vez. Boa tarde. Gleyson Fonseca.

    ResponderExcluir